segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ReSpIrArTe3: experiência cultural na Universidade!!

Profissão ainda em construção, tanto prática quanto teoricamente, as Relações Públicas convivem com diversos estereótipos, muitos criados historicamente. Um deles , o de "fazedores de festinhas", incomoda bastante, principalmente os estudantes da graduação.
O que deve ser entendido aqui é que as profissões como um todo passam por nossos "juízos de valor", resultando assim, em estereótipos e preconceitos vividos no dia-a-dia. Portanto, não são apenas os Relações Públicas que passam por essa situação.
Na Universidade temos contato com as diversas áreas de atuação do profissional. Talvez a que mais praticamos seja a criação e a produção de eventos.Tal atividade muitas vezes nos frusta e nos deixa decepcionados com o curso e mais amplamemte com a própria profissão (todo mundo já sentiu isso)!!
Mas é nessa hora que devemos buscar informações e verificar que os eventos ganham cada vez mais espaço nas organizações, sejam elas públicas, privadas ou Organizações Não-Governamentais, uma vez que todas elas necessitam "dialogar" das mais variadas formas com os setores da socidade.
Essa atividade de Relações Públicas não eve ser desmerecida e sim encarada como algo estratégico, capaz de levar informação e cultura aos envolvidos.
Vivi tal experiência na realização do ReSpIrArTe 3, evento ocorrido no ano de 2005 no câmpus da Unesp de Bauru e que teve como tema "Comunidade e Universidade: parceiras a Cultura de Rua". Contamos com a participação da ONG de Bauru "Quilombo do Interior" que deu um verdadeiro show de dança, música, arte.
O ReSpIrArTe acontece no câmpus desde o ano de 2003 sob as mais diferentes temáticas.
Além de ter sido meu primeiro contato com algumas práticas de Relações Públicas
- levantamento de dados e necessidades da comunidade acadêmica e da bauruense, análise do ambiente interno e externo, planejamento, contato com parcerias e mídias - o evento proporcionou conhecimento acerca da Cultura de Rua para nós, universitários e também para os professores.Tal conhecimento ainda influenciou minha visão de mundo e me ajudou a compreender melhor outras disciplinas da graduação, como a Sociolinguítica.


Cinthião!

3 comentários:

Erik Simões disse...

E isso que esta faltando pra o "público" de modo geral.
As pessoas não sabem diferenciar um evento de uma festa. Um meio de mudar essa visão é fazer que publicações como essa sua chegue às pessoas a começar pelos próprios alunos de RP.

Um Abraço, Pumba!

Anônimo disse...

Caros colegas de Relações Públicas,

O curso de Relações Públicas da Universidade de Taubaté, em parceria com o Conrerp, 2ª Região, SP/PR, realizará a I Jornada de Relações Públicas nos dias 09 e 10 de novembro de 2007, no Departamento de Comunicação Social da UNITAU.

O evento abordará “Temas Contemporâneos de Relações Públicas” com o objetivo de debater e refletir com profissionais, pesquisadores e estudantes de Relações Públicas da região de abrangência do Conrerp sobre aspectos atuais e relevantes para a área.

A comissão organizadora convida-os a participar e solicita o apoio para a divulgação do evento e das normas para apresentação de trabalho nos GT’s entre alunos, profissionais e demais parceiros. Informações no site www.csonlineunitau.com.br/jornadarp.

Certos de poder contar com a sua colaboração, desde já agradece e coloca-se à disposição para esclarecimentos.


Prof. Ms. Aline F. Lima
Coordenadora do Curso de Relações Públicas
Universidade de Taubaté

Arlindo Rebechi Jr. disse...

Boas colocações. Penso que o seu texto possua uma boa dinâmica para o blog, pois, além de não ser muito longo, busca um ponto de vista muito pessoal de sua vivência. É isto, acredito, que os leitores de blogs procuram.